Dicas para pequenas reformas
Ano acabando e uma energia de renovação nos cercando. Chega aquela vontade de mudar de visual, mudar estilo, mudar a decoração da casa e tantas outras coisas.
No quesito casa, separamos dicas para você planejar antes de começar aquela pequena bagunça.
- Saiba fazer ou contrate alguem para isso
Nada de sair por ai quebrando tudo e mais um pouco. Sabe qual a melhor forma? Ótimo. Acha que sabe? Então melhor estudar mais, melhor estar 100% segura de que terá um resultado satisfatório.
Algumas reformas e reparos não funcionam com um “eu acho que consigo”. Instalar um lustre, encapar os fios ou trocar as tomadas é diferente de outros aspectos de obra. Preparar cimento, aplicar, acabamento e tantos pequenos detalhes técnicos. E se você até tem curiosidade, mas não tem certeza do processo todo e da sua habilidade, aí é melhor fazer alguns orçamentos, chamar um pedreiro e ter alguém fazendo esse serviço para você.
- Planeje, faça desenhos e imagine
Quando tiver em mente que quer mudar, comece a rabiscar a ideia. Mesmo que você desenhe mal, pegue um papel e imagine como quer aquele espaço. Veja a luz do cômodo em horários diferentes do dia para pensar em cores, acessórios e até plantas. Pense em ventilação, circulação, praticidade, conforto. Pense em tudo que é importante para você!
Olhe para o seu desenho e sua ideia de vez em quando e pense bem em tudo. Se alguma ideia nova surgir ou uma peça importante do quebra cabeça mudar tudo, redesenhe, mude.
Comece a colocar a mão na massa quando seu desenho fizer sentido para você. E mãos a obra!
- Faça lista de compras
Comece a fazer a lista e vá colocando tudo que lembrar. As tintas e quantidade de cada, os rolos, as bandejas, pincel, lixa, parafusos, brocas, lona, tábuas, escada, fita adesiva, máscara, liste tudo. Vá olhando cada passo, cada detalhe que você irá fazer e o que vai precisar em cada um.
- Tenha ajuda
Temos amigos ou familiares super habilidosos e que estão dispostos a ajudar. Seja para subir algum móvel pelas escadas, ou para pintar paredes. Então não hesite em pedir ajuda em troca de um jantar e uma cerveja.
Com um pouco de paciência tudo vai para frente. Fazer qualquer tipo de reforma ou reparo vai trazer alguma bagunça e muita sujeira. Não adianta ter mania de limpeza e querer sair limpando tudo, porque em 5 minutos encontrará pegadas de poeira novamente. Os objetos ficarão espalhados esperando poder voltar ao lugar original. Alguns produtos têm cheiro mais forte então as janelas precisam ficar abertas. A tinta demora mais que o imaginado, um simples parafuso que termina o quebra cabeça todo pode ser mais difícil de encontrar, empacando a finalização. Vai batendo aquele desespero, mas depois que você olha e percebe que tudo está ganhando a forma que você tanto quer, as coisas começam a valer a pena.
0 comentário(s)